
Certidões no Inventário
As certidões são documentos importantes que devem ser obtidos durante o processo de inventário. Elas garantem que o espólio esteja regular e que não haja pendências ou débitos que possam afetar a partilha dos bens.
Certidões Necessárias
As seguintes certidões são necessárias para o inventário:
1. Certidão de Óbito: Comprova a morte do de cujus (pessoa falecida).
2. Certidão de Casamento: Comprova o casamento do de cujus, se aplicável.
3. Certidão de Nascimento: Comprova a filiação dos herdeiros.
4. Certidão Negativa de Débitos: Comprova que o espólio não tem débitos pendentes com o fisco ou outros órgãos públicos.
5. Certidão de Quitação de IPTU: Comprova que os imóveis do espólio estão quites com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
6. Certidão de Registro de Imóveis: Comprova a propriedade dos imóveis do espólio.
Importância das Certidões
As certidões são importantes porque:
1. Garantem a regularidade do espólio: As certidões garantem que o espólio esteja regular e que não haja pendências ou débitos que possam afetar a partilha dos bens.
2. Protegem os herdeiros: As certidões protegem os herdeiros de possíveis problemas futuros, como débitos ou pendências desconhecidas.
3. Facilitam a partilha dos bens: As certidões podem facilitar a partilha dos bens entre os herdeiros, pois garantem que o espólio esteja regular.
Conclusão
As certidões são documentos fundamentais para o processo de inventário. É importante obter as certidões necessárias para garantir a regularidade do espólio e proteger os interesses dos herdeiros. Além disso, é recomendável consultar um profissional jurídico para garantir que todos os aspectos legais sejam atendidos.
SERVIÇO SOB CONSULTA ATENDIMENTO ATRAVÉS DO WHATSAPP, DEIXE SUA MENSAGEM QUE RETORNO EM SEGUIDA. (21) 99643.1889 / (21) 99643.1892 / (21) 99663.1765 / (21) 97265.0424